• Este espaço pode ser seu! Entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail para criar o seu anúncio..
  • Este espaço pode ser seu! Entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail para criar o seu anúncio..
  • Este espaço pode ser seu! Entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail para criar o seu anúncio..

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Arraiá 2026 da Escola Eudilton Miranda bate recorde de participação e aproxima escola da comunidade

 






No último dia 18 de junho, a Escola Municipal Vereador Eudilton Miranda realizou mais uma edição do seu tradicional Arraiá Junino, que neste ano aconteceu de forma organizada, acolhedora e participativa. O evento proporcionou momentos de alegria, cultura e integração, fortalecendo não apenas os laços entre alunos, famílias e servidores, mas também ampliando a conexão da escola com a comunidade local.

A festa foi realizada nas dependências da Associação dos Deficientes Visuais do Oeste Baiano, em um espaço gentilmente cedido por seus representantes, Ivan e Tony, aos quais a escola expressa seus sinceros agradecimentos pela parceria, confiança e apoio. Essa colaboração foi fundamental para aproximar ainda mais a instituição escolar da comunidade, reforçando valores de inclusão, solidariedade e participação coletiva.

Com o tema “Uma Viagem pelas 5 Regiões do Nosso Brasil”, o Arraiá encantou o público com apresentações criativas, emocionantes e cuidadosamente preparadas pelas turmas da escola. Por meio da dança, da música e das manifestações culturais típicas, os estudantes conduziram os presentes por um verdadeiro passeio pelas riquezas e diversidades culturais do país, demonstrando talento, dedicação e entusiasmo em cada apresentação.

Além de celebrar as tradições juninas, a edição deste ano destacou-se pela expressiva participação das famílias, parceiros e moradores da comunidade, promovendo um ambiente de convivência, troca de experiências e valorização da cultura popular. O evento consolidou-se como um importante espaço de interação social, aproximando a escola da população e fortalecendo o sentimento de pertencimento de todos os envolvidos.

A realização da festa contou com o empenho e a dedicação de toda a equipe de servidores e colaboradores da escola, além do importante apoio de parceiros como Grupo Horita, Mercado Silva, Amorim Joias e Relógios, Bia Calçados, V&G Atacadista, Mercado Escobar (Vila Brasil), Rancho MALUP (Peres Neto) e o vereador Valdimiro José, que contribuíram significativamente para o sucesso da celebração.

A organização esteve sob a responsabilidade da equipe gestora da escola, representada pela diretora Gisélia Muniz e pela vice-diretora Silvana Camelo, que conduziram com competência e dedicação todas as atividades, garantindo o brilho, a organização e a harmonia do evento.

Mais do que uma festa, o Arraiá Junino da Escola Municipal Vereador Eudilton Miranda reafirmou, mais uma vez, a importância das manifestações culturais no ambiente escolar. Neste ano, de forma ainda mais marcante, o evento fortaleceu vínculos entre escola e comunidade, valorizou as tradições populares e demonstrou que a educação se torna ainda mais significativa quando construída com participação, pertencimento e união

  

 


terça-feira, 19 de maio de 2026

Com forte articulação política, Cinthya Marabá cresce como pré-candidata à AL-BA

 

.


A pré-candidata a deputada estadual Cinthya Marabá desponta como uma das principais novidades da nova geração política da Bahia e vem ganhando força como um dos nomes mais competitivos da direita no Oeste baiano para as eleições de 2026. Com forte presença regional, articulação crescente e um discurso alinhado ao desenvolvimento econômico e à representatividade do interior, Cinthya consolida seu espaço no cenário político estadual.

Ex-secretária de Cidadania de Luís Eduardo Magalhães, a pré-candidata tem intensificado agendas em diversos municípios do Oeste, fortalecendo alianças políticas e ampliando sua base de apoio junto a lideranças do agronegócio, empresários, produtores rurais e representantes da sociedade civil. Seu projeto político surge com o objetivo de ampliar a voz da região na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), defendendo pautas ligadas ao crescimento econômico, infraestrutura, geração de empregos e fortalecimento dos valores conservadores.

Nos bastidores da política baiana, o nome de Cinthya Marabá já é visto como uma das grandes apostas da direita para ocupar uma cadeira no Legislativo estadual. Sua atuação tem chamado atenção pela capacidade de diálogo, articulação estratégica e proximidade com importantes lideranças políticas nacionais e estaduais.

Outro fator que fortalece sua caminhada é a atuação conjunta com o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, reconhecido pela forte gestão municipal e pela influência política crescente no Oeste baiano. A conexão entre os dois amplia a musculatura política do grupo e fortalece o projeto de representatividade regional.

Com um discurso voltado para renovação política, defesa do Oeste e fortalecimento da direita baiana, Cinthya Marabá avança como um nome em ascensão no cenário estadual e surge como uma das pré-candidaturas mais promissoras da região para a disputa por uma vaga na AL-BA.

Rogério Faedo amplia articulações políticas e ganha força como nome do PL no Oeste da Bahia

 


A movimentação política para as eleições de outubro já começa a ganhar força em toda a Bahia, e no Oeste baiano um nome vem se consolidando como uma das principais lideranças do Partido Liberal (PL): o empresário Rogério Faedo.

Com forte atuação em Luís Eduardo Magalhães, cidade considerada uma das maiores potências do agronegócio nacional, Faedo surge como o representante legítimo do PL na região Oeste, defendendo pautas ligadas ao fortalecimento do agro, apoio aos pequenos produtores rurais, desenvolvimento econômico e geração de oportunidades para os municípios baianos.

Aliado do ex-ministro João Roma, Rogério Faedo vem ampliando sua presença política e fortalecendo o diálogo com lideranças conservadoras e representantes do setor produtivo. Nos últimos meses, ele tem participado ativamente de eventos festivos, encontros regionais e reuniões políticas em diversas cidades da Bahia, consolidando alianças e ouvindo as demandas da população que busca renovação e mudanças no Congresso Nacional.

Sua atuação tem ganhado destaque principalmente entre produtores rurais, empresários e trabalhadores ligados ao agronegócio, setor que movimenta a economia do Oeste baiano e representa uma das maiores forças econômicas do estado. Faedo também defende maior atenção aos pequenos produtores, incentivo à agricultura familiar, investimentos em infraestrutura e políticas que impulsionem o crescimento regional.

Com discurso alinhado aos valores conservadores e ao fortalecimento do setor produtivo, Rogério Faedo desponta como uma das apostas do PL para ampliar a representatividade do Oeste da Bahia em Brasília, levando as demandas da região para o centro das discussões nacionais.

A pré-candidatura ganha força em um momento em que lideranças políticas e setores econômicos buscam nomes comprometidos com o desenvolvimento regional, a valorização do agro e a defesa de pautas voltadas ao crescimento da Bahia e do Brasil


Dep. Léo Prates lidera articulações da PEC que reduz jornada de trabalho no Brasil

 


O deputado federal baiano Léo Prates tem se destacado nas articulações da PEC que prevê o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho no Brasil. Relator da proposta na Câmara, ele vem conduzindo as negociações entre governo, Congresso e setores econômicos em busca de consenso.

A apresentação do parecer, prevista para esta quarta-feira (20), foi adiada para o dia 25 para aprofundar as discussões sobre a transição da nova jornada. A proposta prevê a redução gradual da carga horária semanal de 44 para 40 horas, sem redução salarial e com garantia de dois dias de descanso semanal.

Léo Prates também participou da construção de alternativas para categorias específicas, como profissionais da saúde e segurança pública, preservando modelos diferenciados, como a escala 12x36. Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir uma transição segura, preservar empregos e modernizar as relações de trabalho.

A expectativa é que a PEC seja votada na Câmara ainda este mês, precisando de pelo menos 308 votos em dois turnos antes de seguir para o Senado Federal.

 

Prefeitura de Itajuípe lança oficialmente o Mica Pedro dos Lagos 2026

 



A Prefeitura de Itajuípe anunciou oficialmente o Mica Pedro dos Lagos 2026, um dos maiores eventos festivos do sul da Bahia. A festa acontece entre os dias 29 e 31 de maio, no Complexo Turístico Jorge Amado, com uma programação marcada por grandes atrações, cultura e muita animação.

Com o tema Aqui em Itajuípe, a Alegria é Hexacampeã”, o evento une a paixão pelo futebol à energia da micareta, reforçando a identidade cultural e festiva do município.

Entre as atrações confirmadas estão Pablo, Timbalada, Tayrone, Klessinha, Igor Kannário, Devinho Novaes e Mikael Santos. No domingo (31), o tradicional bloco “As Pretinhas” terá como destaque O Kannalha.

O prefeito Leo da Capoeira destacou que o Mica Pedro fortalece a cultura local, movimenta a economia e gera emprego e renda para a cidade.

Além do entretenimento, o evento reforça o potencial turístico e cultural de Itajuípe, que segue investindo em estrutura, segurança e organização para receber moradores e visitantes.

Vereadora Delmah Pedra cobra detalhamento técnico de empréstimo de R$ 140 milhões em Barreiras

 


A vereadora Delmah Pedra posicionou-se contra o projeto de empréstimo de R$ 140 milhões solicitado pela Prefeitura de Barreiras, afirmando que a proposta carece de detalhamento técnico, planilhas de custos e cronograma de execução. Durante sessão no dia 18 de Maio. A  parlamentar classificou o projeto como um “cheque em branco” e defendeu a retirada da matéria para reformulação, além da realização de audiências públicas para ampliar o debate sobre o endividamento do município.

Delmah também pediu diálogo institucional diante do clima de tensão política e criticou possíveis retaliações contra parlamentares independentes. Na área da educação, apresentou indicação para criação do cargo efetivo de cuidador escolar, substituindo contratos temporários por profissionais concursados.

A vereadora ainda protocolou pedidos de melhorias na infraestrutura urbana e rural, incluindo recomposição asfáltica e implantação de ciclovias em estradas vicinais. Durante a sessão, reforçou a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e manifestou pesar pelo falecimento de Renata Alves Santana, de 28 anos

quarta-feira, 6 de maio de 2026

Escola Ver. Eudilton Miranda promove emocionante homenagem pelo Dia das Mães

 






A Escola Municipal Vereador Eudilton Miranda realizou uma emocionante homenagem em celebração ao Dia das Mães, promovendo um momento especial de acolhimento, gratidão e valorização da família. O evento reuniu mães, colaboradores e comunidade escolar em um dia marcado por carinho, sorrisos e momentos inesquecíveis preparados com muito cuidado pela equipe da unidade. A subsecretária de educação Edileuza Matutino também esteve presente.  




 

A recepção das mães contou com a apresentação do maestro Romeu, que encantou a todos com solos de saxofone, trazendo leveza e um brilho especial à celebração. A programação foi organizada pela gestão da escola, liderada pela diretora Gisélia Muniz e pela vice-diretora Silvana Camelo, e a coordenadora pedagógica, Leandra Regina,  reforçando a importância da união entre escola, família e comunidade.

 

Um dos momentos mais emocionantes foi conduzido pela orientadora educacional Iris Paula Monteiro, que promoveu um instante de acolhimento e reflexão que tocou  profundamente as mães presentes. A escola também agradeceu a participação de todas as mães, servidores e colaboradores que contribuíram para a realização de uma homenagem marcada pelo amor, dedicação e emoção.