O deputado Antonio Henrique Júnior (PP) sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues a criação de normativas para implantar pontos de recarga de carros elétricos em condomínios residenciais e comerciais. A indicação apresentada por ele na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) visa aumentar a segurança contra incêndios e garantir a correta instalação dos equipamentos, em resposta ao crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil.
Para o deputado , com o aumento da adoção de veículos elétricos, torna-se essencial garantir que os pontos de recarga sejam seguros e adequados. “A cidade de São Paulo, por exemplo, já implementou uma lei municipal que obriga novos condomínios residenciais e comerciais a disponibilizarem tomadas para carros elétricos e híbridos em suas garagens”, acrescentou o deputado.
Ele explicou que o principal objetivo dessas regulamentações é prevenir riscos de incêndio, especialmente devido ao potencial de ignição das baterias de íons de lítio. “Embora as chances de incêndio em veículos elétricos sejam menores em comparação com carros a gasolina, flex ou diesel, a necessidade de medidas de segurança é clara. Incidentes relacionados a incêndios em carros elétricos têm sido um desafio para socorristas e bombeiros em várias partes do mundo”.
Na avaliação do parlamentar, a regulamentação técnica pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia é urgente. Ele observou que a instalação inadequada e fora dos padrões de segurança pode colocar em risco toda a comunidade que habita ou frequenta condomínios. “A proposta de criação de normativas de segurança busca evitar esses riscos e assegurar que a expansão dos pontos de recarga de carros elétricos ocorra de maneira segura e eficiente”, concluiu.

0 comentários:
Postar um comentário