sábado, 23 de novembro de 2024

Rui Costa descarta candidatura ao governo da Bahia em 2026

 


O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), descartou a possibilidade de disputar o governo da Bahia em 2026. Ele defendeu a candidatura à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em conversa com jornalistas durante o encontro promovido pelo PSB baiano com prefeitos eleitos e reeleitos em outubro, Rui voltou a sinalizar que deve concorrer ao Senado no próximo pleito.

“Eu estou ajudando o presidente Lula (PT) no plano nacional. Nós vamos precisar muito, e ele tem falado muitas vezes, de ternos um Senado forte. E ele vai precisar de pessoas para ajudá-lo no Senado, no ministério, e eu pretendo continuar ajudando o presidente no plano nacional”, declarou.

“Eu quero continuar ajudando ele (Lula) e ele está muito preocupado com a composição do Senado. E, portanto, é essa função que eu estou me colocando para 2026. O candidato à reeleição é Jerônimo, que tem feito um governo exitoso e rodando a Bahia toda”, acrescentou o ministro.

Sobre qual seria o espaço na chapa do senador Ângelo Coronel (PSD), que deseja ser candidato à reeleição em 2026, Rui Costa declarou que acredita “em conversa e em diálogo”. “Eu tenho uma ótima conversa com Coronel. Semana retrasada estivemos juntos conversando sobre o Orçamento e uma série de outras coisas. Não tem dificuldade com isso. Nós vamos conversar e haveremos, com certeza, de encontrar uma solução alinhando os desejos de todos”.

Na entrevista, Rui também negou estar em disputa com o senador Jaques Wagner (PT) sobre espaços na reforma administrativa de Jerônimo. “Essa suporta crise só existe nos blogs e nos sites. Eu não pedi nenhuma secretaria”, frisou. Wagner disse o mesmo durante conversas com a imprensa no encontro do PSB, comandado pela presidente do partido na Bahia, deputada federal Lídice da Mata.

Rui deseja manter o controle da Conder e tirar a Embasa da influência de Wagner, indicando um nome da própria confiança, mirando disputar o Palácio de Ondina em 2026.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

PREFEITO LÉO DA CAPOEIRA DESPONTA COMO FAVORITO À PRESIDÊNCIA DA AMURC

 


O prefeito de Itajuípe, Léo da Capoeira (Avante), é um dos principais nomes cotados para assumir a presidência da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste (Amurc).Léo tem conquistado o apoio de outros prefeitos, e conta com o apoio incondicional do Dep. federal Neto Carleto e do presidente do Avante, Ronaldo Carleto, além disso Léo é reconhecido pela sua liderança e pela expressiva  votação em sua reeleição no município de Itajuípe

Léo da Capoeira, além de seu histórico político testado e aprovado em Itajuípe, representa a força e unidade que o partido Avante obteve, elegendo diversos prefeitos em toda Bahia. 

A possível candidatura de Léo tem sido vista como uma chance de dar ainda mais dinamismo na Amurc. Alguns Prefeitos têm destacado a habilidade de Léo em manter o diálogo com diferentes segmentos, sendo um representante que busca o entendimento em solucionar demandas   conjuntas para a melhoria da região

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Partido Progressistas Vai decidir se será oposição ou situação na Bahia

 


Presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI) deu sinal verde para a Executiva estadual do partido decidir se será oposição ou situação na Bahia. O aval foi dado em encontro, com o comandante da legenda no Estado, o deputado federal Mário Negromonte Júnior, que já integra oficialmente a base do presidente Lula (PT) no Congresso Nacional.

Após a reunião de hoje, fontes do partido avaliaram reservadamente que fica ainda mais próxima uma decisão do PP baiano para aderir à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), como desejam os seis deputados estaduais e boa parte dos prefeitos da legenda.

Lideranças da ala pepista que almeja repetir, na eleição de 2026, a aliança com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) vinham defendendo que Ciro, por conta do discurso antipetista adotado após o pleito nacional de 2022, seria um obstáculo a uma retomada do “casamento” com o PT no Estado.

Jerônimo ainda deve agendar um encontro com Mário Júnior para tratar do apoio institucional do PP ao governo. Na semana passada, o governador disse que está disposto a oferecer uma secretaria ao partido, desde que tivesse o apoio formal da Executiva estadual, já sinalizando para uma aliança em 2026. Atualmente, por indicação da bancada de deputados estaduais, o PP ocupa, contando apenas espaços com alguma relevância, duas diretorias do Detran.

Mário Júnior já disse que caberá a maioria da Executiva estadual do partido decidir que rumo tomar. Seja qual for a decisão, haverá insatisfeitos. Lideranças da sigla como o deputado federal João Leão, o secretário de Governo da Prefeitura, Cacá Leão, e até o secretário-geral do partido, Jabes Ribeiro, já manifestaram publicamente contrariedade com a possível adesão ao governo Jerônimo. Eles são mais próximos de ACM Neto e desejam que os acordos políticos para 2026 só sejam firmados no ano da eleição.



Dep. Antonio Henrique Jr indica Projeto de lei para criação de delegacia especializada (Decrin)

 


O deputado Antonio Henrique Jr foi destaque em toda mídia baiana após fazer uma relevante indicação, sendo um marco importante no combate  à discriminação e a intolerância na Bahia, a construção de uma delegacia especializada ao tema . O governador Jerônimo Rodrigues assinou o documento que propõe a criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes por Discriminação e Intolerância Racial e Religiosa (Decrin), inspirada na indicação nº 23.129/2019, de autoria do deputado


A proposta de criar uma delegacia que atenda exclusivamente  a crimes de discriminação racial e intolerância religiosa reflete a preocupação do parlamentar em proteger grupos religiosos , étnicos e vulneráveis no estado da Bahia, incluindo praticantes de religiões de matriz africana, como Umbanda, Candomblé além de grupos de várias etnias com o ciganos e quilombolas

O deputado destacou a importância do novo órgão: “Essa delegacia representa um avanço no nosso compromisso com os direitos humanos e a liberdade religiosa, assegurando que a Bahia continue sendo um espaço de respeito à diversidade étnico-racial e religiosa.” A iniciativa é vista como fundamental para enfrentar as discriminações que afetam diretamente a segurança e o bem-estar da população vulnerável

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Bolsonaro elogia ex-ministro de Lula e Dilma e diz que sonha com ele em eventual 2º mandato

                          

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) elogiou o ex-ministro dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Aldo Rebelo (MDB), afirmando que o ex-filiado do PCdoB por 40 anos é “um cara fantástico”, e que gostaria de tê-lo à frente da pasta “Amazônia” em um eventual segundo mandato na Presidência.



A declaração ocorreu durante entrevista à rádio AuriVerde Brasil na última quarta-feira, 6. Sem citar Rebelo nominalmente, Bolsonaro afirmou que há “gente boa” em outros partidos, pontuando a relatoria do então deputado no projeto que deu origem ao novo Código Florestal na Câmara em 2012.

“Tem gente boa em outros partidos por aí. É difícil achar dentro do PT, do PCdoB, do PSOL, acho que dificilmente tem alguém lá. Acho que quem tinha já saiu fora. Tem um deputado que não vou falar o nome dele, que foi do PCdoB, foi relator do Código Florestal em 2012 e saiu do PCdoB. Não vamos atirar nele por conta disso, é um cara fantástico em todos os aspectos. Ele viajou agora para Amazônia e deu um recado para o Brasil”, disse

Ex-presidente da Câmara dos Deputados e à frente das pastas de Defesa, Esporte, Ciência e Tecnologia durante os governos Lula e Dilma, Rebelo chefiou a secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo até julho deste ano, quando se afastou para atuar diretamente na campanha à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Em abril, deixou o PDT para integrar as fileiras do partido do prefeito reeleito.

Inelegível até 2030, Bolsonaro emendou a fala convidando Rebelo ao primeiro escalão de um eventual segundo mandato. “A gente sonha muitas coisas. Por exemplo, esse parlamentar, ele tinha que ser, se ele topasse, obviamente, seria convidado ao Ministério da Amazônia, com liberdade para trabalhar, assim como dei liberdade para todos os meus ministros”, afirmou.

Apesar da aprovação, Rebelo pontuou ser “completamente incoerente” defender a soberania de seu País, mas “se meter” na política da Venezuela, de Cuba e da Argentina. “Absolutamente fora das tradições do Itamaraty, que é uma instituição que adquiriu respeito por mediar e resolver conflitos. Hoje, temos um Itamaraty especializado em criar conflitos. Onde não existe um conflito, o Itamaraty vai lá e cria. Até conflitos internos”, afirmou na época.

Em maio deste ano, o ex-ministro lançou um livro sobre a maior floresta tropical do mundo, chamado Amazônia, a Maldição de Tordesilhas – 500 anos de cobiça internacional. Bolsonaro esteve presente no evento que contou com sessão de autógrafos, realizado em uma livraria de Brasília, onde tirou fotos com Rebelo e adquiriu um exemplar da obra.

Em entrevista ao Estadão em 2019, Rebelo, que estava fora da vida política, afirmou que Bolsonaro, então presidente, acertou o tom no discurso da Organização das Nações Unidas (ONU) daquele ano, ao assumir “uma posição muito defensiva no caso da Amazônia”, sem ser de uma

PM da Bahia homenageia o Dep. Antonio Henrique Jr


 A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) homenageou O deputado Antonio Henrique Jr numa cerimônia realizada em seu gabinete. A Homenagem é um reconhecimento ao seu mandato de lutas e  constante apoio e destinação de recursos para o fortalecimento da segurança pública no estado. O evento contou com a presença do tenente PM Walter e do Coordenador de Captação de Recursos do Departamento de Planejamento da PM,  tenente coronel PM Djair, que foram pessoalmente entregar a homenagem ao deputado

O gesto simbólico da cerimônia simboliza o reconhecimento pela destinação de recursos provenientes de emendas parlamentares, direcionados à aquisição de uma viatura para a Companhia de Polícia Ambiental de Lençóis e outra para a Ronda Maria da Penha em Luís Eduardo Magalhães. Esses veículos, com entrega prevista até o final do ano, irão reforçar e fazer a diferença nas ações da corporação

Seguimos com nosso mandato     nos colocamos à disposição para o que for necessário”, afirmou Antonio Henrique Jr, destacando a importância da parceria com a PM para o manter a ordem e dar tranquilidade a toda população . O parlamentar aproveitou para parabenizar o Coronel PM Coutinho e todos os membros da corporação pelo empenho e dedicação à sociedade baiana. “Aproveito a oportunidade para parabenizar o Cel PM Coutinho, bem como todos os integrantes da Corporação, pelo excelente trabalho desempenhado, o que tem fortalecido o lema de que a PM é uma ‘Força a Serviço do Cidadão!’”, ressaltou o deputado

ACM NETO QUER O PARTIDO PROGRESSISTAS COMO GRANDE PARCEIRO EM 2026



 



                          

                         


O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) disse, na noite desta segunda-feira (11), em entrevista ao PolíticaPod, o podcast do Política Livre, que desejar ter novamente o PP como parceiro político nas eleições de 2026. Ele considerou natural que os pepistas negociem espaços no governo Jerônimo Rodrigues (PT), e lembrou que, no pleito de 2022, quando foi candidato ao Palácio de Ondina, a legenda também estava dividida.



“O PP, quando me apoiou em 22, veio em parte, não veio todo. Vieram alguns deputados, alguns prefeitos, lideranças, mas não veio o partido todo. Agora na eleição de 2024, aconteceu a mesma coisa. Eu quero primeiro renovar a minha confiança e disposição de ter o PP como parceiro e estarmos juntos para construir 2026”, disse Neto.

O ex-prefeito afirmou que vai dialogar com o presidente do PP na Bahia, o deputado federal Mário Negromonte Júnior, e com os demais integrantes da bancada da sigla no Congresso Nacional, formada ainda pelos deputados João Leão e Cláudio Cajado – Neto Carletto já está de saída para o Avante. Ele reforçou ainda a interlocução com lideranças como o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), cotado pelo próprio Neto como um player importante para 2026.

“O PP a nível nacional é muito próximo do União Brasil. Temos parcerias em vários lugares do país e também no plano federal. Isso acho que vai ter um peso aqui. Não que vá decidir, pois o que vai decidir é a dinâmica na Bahia. Mas esse alinhamento vai contribuir para reforçar esse diálogo nosso, penso”, frisou ACM Neto.

“Não posso impedir que o PP converse com o governador, que faça acordo de ocupação no Estado. O que posso dizer, e eles próprios reconhecem isso, é que cumpri 100% dos compromissos que fiz com o PP em 2022. Tudo foi devidamente honrado. Os votos para federal, estadual, o espaço que foi dado na disputa majoritária. E tenho amigos lá dentro que desejam que caminhemos juntos”, acrescentou o ex-prefeito.

Na semana passada, Jerônimo também disse ao Política Livre que deseja ter o PP como aliado, desde que haja a adesão formal da Executiva estadual do partido à base governista, mesmo que haja uma divisão interna na agremiação (*clique aqui para ler). O governador deve ofertar nas próximas semanas um espaço aos pepistas no primeiro escalão da gestão.

Dep. Antonio Henrique Jr. propõe criação de hospital veterinário na Uneb de Barreiras

 



deputado Antonio Henrique Jr. (PP), através de indicação encaminhada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA),que  requereu a construção de um Hospital de Medicina Veterinária, destinada para a  Uneb, na cidade de Barreiras.  Sua solicitação foi endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues.


O parlamentar relata a expansão da pecuária e agricultura na região e a alta demanda de estudantes nos cursos ofertados pelo Campus, que absorve municípios da Bacia do Rio Grande, Rio Corrente e Velho Chico. Detalha, a seguir, que o curso de Medicina Veterinária é o mais recente deles e o Cerrado, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, abrindo possibilidades de atuação para os futuros veterinários.

Enumera a existência de clínicas veterinárias particulares e um alto número estabelecimentos de produtos agropecuários e veterinários, mas anota que ainda há um déficit no atendimento de saúde animal na região, especialmente as voltadas à saúde veterinária e a qualificação de profissionais da área. “Neste contexto, as demandas de cuidado e controle de zoonoses na região são geridas pelo Poder Público local e por parcerias com ONGs de proteção aos animais, como a Liga da Ordem dos Bichos Órfãos”, explicou.

O deputado aponta que há, apesar disso, existem diversas barreiras para manutenção desses serviços, principalmente pela falta de estrutura para suporte clínico avançado, em larga escala e por período 24 horas, o que pode ser melhorado através de uma política de saúde animal que propicie o acesso à assistência médico veterinária. “A construção de uma unidade hospitalar veterinária no Campus da Uneb, em Barreiras, é extremamente necessária, pois os hospitais veterinários mais próximos da região estão localizados na capital e em Lauro de Freitas, cuja distância de Barreiras supera os 900 km, dificultando o pronto atendimento e a qualidade de vida animal”, argumentou Antonio Henrique Jr.

DEPUTADO MÁRCIO MARINHO SUGERE POSSÍVEL CHAPA COM TARCÍSIO E ACM NETO COMO VICE

 


No último sábado, durante participação no programa Frequência Política, transmitido pelas rádios Interativa e Difusora de Itabuna, o deputado Márcio Marinho (Republicanos) foi questionado sobre a possibilidade de seu partido lançar o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato à Presidência da República em 2026.

Em resposta, o deputado foi direto e destacou a relevância do nome de Tarcísio no cenário político: “Se realmente o Bolsonaro ficar fora da disputa, o nome do governador Tarcísio aparece como uma das melhores opções”, afirmou. Segundo Marinho, a possível candidatura do governador paulista contaria com o apoio do PSD, liderado por Gilberto Kassab, o que fortaleceria ainda mais a posição do partido.

Além disso, o deputado sinalizou a possibilidade de uma composição com ACM Neto (União Brasil) para a vice-presidência, ressaltando as qualidades do ex-prefeito de Salvador: “Se isso acontecer, o nome do ACM Neto aparece como um excelente nome para compor a vice”, declarou Marinho. A aliança, se consolidada, formaria uma chapa competitiva para disputar o Palácio do Planalto em 2026.

Deputado Antonio Henrique Júnior firma parcerias com vereadores reeleitos em prol do povo de Cristópolis

 


O deputado estadual Antonio Henrique Júnior recebeu em seu escritório parlamentar em Barreiras, a vereadora eleita Marlene Alves e o vereador reeleito Cesinha da Saúde, lideranças do município de Cristópolis. O encontro teve como objetivo o fortalecimento de parcerias e a elaboração de estratégias conjuntas voltadas para a melhoria do bem-estar do povo 

Essa parceria consolida a união das lideranças políticas em busca de melhorias para a cidade, abrindo caminhos para iniciativas concretas que promovam desenvolvimento em diversos segmentos do município. O deputado Antonio Henrique Júnior reafirmou  seu compromisso e disponibilidade para continuar trabalhando em prol da população. “Estamos juntos, Vamos trabalhar ainda mais para trazer melhorias e crescimento para nossa Cristópolis,” afirmou o deputado, reafirmando sua disposição em contribuir ativamente para o progresso de Cristópolis e atender às demandas da população cristopolense.

Dep Antonio Henrique Jr participa de evento com a cúpula do PP na Bahia

 


O deputado Antonio Henrique Jr., ao lado de lideranças do Partido Progressista, participou de uma importante reunião em Salvador, organizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB). O encontro contou com a presença de políticos influentes, entre eles o prefeito de Jequié Zé Cocá, Junior Marabá de Luis Eduardo Magalhães e outros representantes do partido 

O deputado que é uma das lideranças influentes do partido reforçou a busca por uma articulação sólida do PP, especialmente após as eleições municipais. “Estamos comprometidos em construir um partido ainda mais  forte, que defenda os interesses de cada região da Bahia, especialmente as áreas que ainda enfrentam desafios estruturais. Nossa união é essencial para garantir que o Oeste e o Sudeste tenham representatividade ativa e influente no cenário estadual,” afirmou o deputado Antonio Henrique Jr. Segundo os participantes, a reunião fortaleceu o compromisso do partido em desenvolver políticas que favoreçam tanto os municípios do Oeste quanto os de outras localidades do estado, alinhando esforços para uma representatividade política mais assertiva para o fortalecimento da sigla.


O alerta de Jacques Wagner aos petistas na negociação com Alcolumbre

 


Todos sabem que o PT está negociando cargos para apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado, o líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA), alertou os colegas sobre essa negociação. A informação é do colunista Igor Gadelha, do “Metrópoles”.

O senador Jacques Wagner se preocupou com a escolha do próximo presidente do Senado estar sendo direcionada apenas por cargos na mesa diretora e comissões, sem levar em conta a agenda do governo e os compromissos com o Palácio do Planalto.

“Reitero minha preocupação em relação aos critérios da escolha do próximo presidente do Senado que  deve ser norteada pela pauta governamental e os compromissos com o governo Lula. Teremos pautas importantes nos próximos dois anos e o Congresso será fundamental para concretizarmos as políticas públicas que garantem dignidade à população", disse Wagner.

A bancada do PT solicitou uma reunião com Lula nesta semana para discutir o apoio à candidatura de Alcolumbre como sucessor de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado. Inicialmente, os petistas desejavam ocupar a 1ª vice-presidência da Casa.

Otoniel e Túlio participam de encontro de capacitação de gestores do União Brasil em Brasília

 


O prefeito eleito de Barreiras, Otoniel Teixeira, e seu vice, Túlio Viana, estão em Brasília participando do evento “Prefeito de Sucesso” nos dias 6 e 7 de novembro. Promovido pelo Partido União Brasil e pela Fundação Índigo, o evento é uma capacitação voltada para novos prefeitos de todo o Brasil que integram o partido, com foco na inovação e na gestão eficiente da administração pública.

A participação de Otoniel e Túlio no evento representa um passo importante na preparação de sua equipe para uma gestão eficiente e alinhada com os melhores exemplos de administração pública do país.O evento conta com a participação de importantes lideranças políticas e especialistas em gestão pública. Entre os palestrantes e convidados de destaque estão ACM Neto, presidente da Fundação Índigo; Bruno Reis, prefeito de Salvador; Ronaldo Caiado, governador de Goiás; e Antonio de Rueda, presidente nacional do União Brasil. O evento ainda reúne prefeitos baianos e gestores de outras regiões do Brasil que compartilham experiências e apresentam projetos bem-sucedidos.

A presença de Otoniel e Túlio reforça o comprometimento da futura administração de Barreiras com a busca por inovação e eficiência. Ao lado de seu vice, o prefeito eleito destacou a importância de aprender com gestores de referência na Bahia e no Brasil. “É muito gratificante participar desse encontro promovido pelo União Brasil e a Fundação Índigo, com foco em inovação e governança. Este é um momento oportuno para a troca de experiências e para conhecermos projetos e estratégias que têm impulsionado o desenvolvimento de diversos municípios”, ressaltou Otoniel.

domingo, 3 de novembro de 2024

PREFEITO ZITO TEM NOME VENTILADO POR SETORES DO AGRO PARA CONCORRER A DEP. FEDERAL E A PREFEITO DE LEM

 


Circula em várias rodas de conversas em Luis Eduardo Magalhães, a possibilidade do atual prefeito de Barreiras, Zito Barbosa,  concorrer nas próximas eleições ao cargo de prefeito do município. O nome de Zito está sendo ventilado para uma possível filiação no PL, partido conservador que tem a simpatia da grande maioria do setor do agro e de comerciantes de Lem. "Sem dúvidas tudo que ele fez em São Desidério e em Barreiras lhe credencia a vir nos representar aqui em Lem, precisamos de um gestor sério, experiente e que alavanque a cidade e Zito tem competência e credibilidade, o setor do agro vai abraçar essa ideia" ressaltou um empresário conhecido da cidade. É notório que o prefeito Zito coordenou e foi o grande responsável pela vitória de Otoniel em Barreiras e toda população do Oeste já o enxerga como alternativa viável para concorrer ao cargo de deputado Federal. Zito é um dos gestores mais bem avaliados em toda Bahia, a inclusão do seu nome tem movimentado os bastidores da política local, ao que tudo indica, o "bigode" não terá descanso quando encerrar o mandato, seja como pré candidato a deputado Federal ou até pré candidato a prefeito em Lem, essa é a novidade que movimenta a cena política da região oeste.