segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Dep. Antonio Henrique Jr. propõe criação de hospital veterinário na Uneb de Barreiras

 



deputado Antonio Henrique Jr. (PP), através de indicação encaminhada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA),que  requereu a construção de um Hospital de Medicina Veterinária, destinada para a  Uneb, na cidade de Barreiras.  Sua solicitação foi endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues.


O parlamentar relata a expansão da pecuária e agricultura na região e a alta demanda de estudantes nos cursos ofertados pelo Campus, que absorve municípios da Bacia do Rio Grande, Rio Corrente e Velho Chico. Detalha, a seguir, que o curso de Medicina Veterinária é o mais recente deles e o Cerrado, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, abrindo possibilidades de atuação para os futuros veterinários.

Enumera a existência de clínicas veterinárias particulares e um alto número estabelecimentos de produtos agropecuários e veterinários, mas anota que ainda há um déficit no atendimento de saúde animal na região, especialmente as voltadas à saúde veterinária e a qualificação de profissionais da área. “Neste contexto, as demandas de cuidado e controle de zoonoses na região são geridas pelo Poder Público local e por parcerias com ONGs de proteção aos animais, como a Liga da Ordem dos Bichos Órfãos”, explicou.

O deputado aponta que há, apesar disso, existem diversas barreiras para manutenção desses serviços, principalmente pela falta de estrutura para suporte clínico avançado, em larga escala e por período 24 horas, o que pode ser melhorado através de uma política de saúde animal que propicie o acesso à assistência médico veterinária. “A construção de uma unidade hospitalar veterinária no Campus da Uneb, em Barreiras, é extremamente necessária, pois os hospitais veterinários mais próximos da região estão localizados na capital e em Lauro de Freitas, cuja distância de Barreiras supera os 900 km, dificultando o pronto atendimento e a qualidade de vida animal”, argumentou Antonio Henrique Jr.

0 comentários:

Postar um comentário