quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

O Desafio do prefeito Otoniel: Liderança, escolhas e os expectativa de Construir um governo sólido


Otoniel Teixeira, prefeito do União Brasil, se destaca neste início de mandato como uma figura singular na política regional, pela coragem e protagonismo de suas escolhas e pela clara responsabilidade que assume por elas. Ao desafiar as previsões adversas que inundavam a oposição em Barreiras, que clamava pelo "colapso" do município e pelas imensas dificuldades de quem assumisse o cargo, Otoniel se impôs como um administrador pragmático, com foco nas necessidades urgentes da cidade. Sua gestão, que começa com pouco mais de duas semanas, já ostenta anúncios concretos, como a construção de 300 casas, a ampliação de duas escolas municipais e a cobertura de uma quadra poliesportiva. Tais ações são apenas o ponto de partida, com mais dez coberturas de quadras previstas nos próximos dias, sinalizando uma sequência de iniciativas estruturantes.

Contudo, uma análise mais detalhada sobre o caminho adotado por Otoniel revela o grande peso das decisões que ele fez ao formar sua equipe. Alguns secretários que não estiveram presentes na campanha, até chamados pela oposição de "importados", foram uma escolha de cunho pessoal do próprio gestor, com o argumento de que está elevando o nível técnico dentro do que ele considera ser a escolha mais assertiva, em um primeiro momento, mesmo não atendendo completamente às expectativas de todos, o que gerou algumas decepções, algo perfeitamente natural no início de uma administração. O que se observa, no entanto, é que essas ausências não diminuem o grau de confiança depositado na liderança de Otoniel.

O prefeito assume, assim, não apenas a condução das obras e projetos já anunciados, mas também a responsabilidade pelas consequências e resultados dessas escolhas, que podem, ao longo do tempo, ser tanto um diferencial quanto uma necessidade constante de ajustes.

É nítido que a presença do ex-prefeito Zito Barbosa em alguns eventos e a continuidade de peças-chave de seu governo sinalizam a continuidade do bom trabalho de gestão pública que vem transformando Barreiras, além de uma sintonia que demonstra que a atual gestão não vai "inventar a roda" e que as ações assertivas vão continuar. Ao contrário de outros municípios que sequer conseguiram assegurar sucessores, Barreiras se destaca como um ponto fora da curva, consolidando-se como um dos melhores lugares para se viver na Bahia, fruto do esforço conjunto entre governantes e população.

O prefeito Otoniel Teixeira se vê, desde os primeiros passos de sua gestão, diante de um cenário complexo e de desafios consideráveis. Um desses desafios é a necessária articulação e reaproximação com o novo presidente da Câmara Municipal, uma relação que exigirá habilidade e diálogo. A missão do novo governo é desafiadora e terá que administrar as tensões políticas que surgem entre o Executivo e o Legislativo, algo intrínseco a qualquer novo mandato.

Portanto, o prefeito assume a responsabilidade não apenas pelas obras e medidas iniciais, mas também pela difícil tarefa de manter a unidade de seu governo e fortalecer a confiança de sua base política, podendo ter em seu vice-prefeito um aliado na condução das decisões, sabendo comunicar melhor as ações e números relevantes da gestão, um fator crucial que pode ser um diferencial nesse início de trabalho. Otoniel já se mostrou capaz de navegar em tempos difíceis, e essa confiança será fundamental para superar as expectativas iniciais, trabalhar as relações políticas e consolidar um governo que, apesar de ter uma continuidade, precisará criar uma identidade própria, humanizando a gestão em seus diferentes aspectos governamentais.  


Por Luiz Pedro Jr, jornalista DRT 8493

0 comentários:

Postar um comentário