terça-feira, 16 de maio de 2023

Deputada Rogéria Santos lança frente parlamentar para a inclusão de mulheres na construção civil

 



Objetivo é promover a qualificação e capacitação das mulheres na construção civil 


Brasília (DF) – A deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) lançou nesta quarta-feira (29), no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar para o Fomento da Qualificação, Inclusão e Subsistência das Mulheres na Construção Civil (FPMCC).


O Brasil tem hoje cerca de 200 mil mulheres atuando no setor. Nos últimos 20 anos teve um crescimento de 120%. Segundo a deputada o objetivo da frente, é acompanhar, propor e analisar projetos que promovam a capacitação, qualificação e inclusão de mulheres na indústria da construção civil de forma segura, justa e igualitária.


“É um nicho ainda muito masculinizado. Existem ainda muitos mitos e preconceitos que as mulheres precisam quebrar. Nós criamos a frente parlamentar para fomentar isso. Iremos buscar parcerias tecnológicas com os países desenvolvidos para aprimorar a qualificação das mulheres na construção civil”, ressaltou.


Programa Marias na Construção


Rogéria Santos, que atuou como secretária de Políticas para Mulheres em Salvador (BA), acrescentou que o grupo vai trabalhar para tornar nacional o programa “Marias na Construção”, desenvolvido em sua gestão, que promove a inclusão das mulheres na área da construção civil na capital baiana.


A iniciativa foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e impulsiona a qualificação profissional em diversas áreas do mercado, como pedreiras, pintoras, eletricistas, dentre outras.


Segundo a parlamentar, a frente também vai atuar para capacitar as profissionais, a fim de evitar a falta de paridade de gênero no setor. “Muitas mulheres são pedreiras profissionais, porém não possuem uma qualificação reconhecida e acabam sendo contratadas como auxiliar de serviços gerais”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário