quarta-feira, 29 de maio de 2024

Otoniel intensifica agenda de reuniões e continua subindo nas pesquisas

 




O pré candidato a prefeito Otoniel Teixeira (União Brasil) vem crescendo a cada semana nas pesquisas. Intensificando visitas e com uma agenda extensa de reuniões em diversos segmentos da sociedade barreirense, é nítido o seu crescimento e aceitação, tendo o prefeito Zito Barbosa como líder e padrinho político. "Temos reunido nosso bom time, os vereadores e os pré candidatos e diversas lideranças,  a cada reunião, a cada escuta participativa, temos a certeza que estamos no caminho certo e que o povo de Barreiras continua aprovando toda transformação que o prefeito Zito realizou  e agora levo a responsabilidade de dar continuidade e fazer muito mais, afinal a base está pronta, Barreiras não para de crescer, a população não aceita retrocesso e reconhece o legado de um trabalho sério que essa gestão realizou,  já temos mais de 200 empresas vieram gerar emprego aqui na cidade, esse ciclo de  desenvolvimento e muito trabalho de uma gestão austera vai continuar" afirmou Otoniel, entusiasmado com a receptividade que vem recebendo em todas reuniões.  





PDT DE BARREIRAS EMITE NOTA SOBRE FAKE NEWS RELACIONADA AO PARTIDO

 




A velha política continua dando seus sinais. Muitos boatos desleais surgem para tentar trazer algum tipo de insegurança sobre o Partido Democrático Trabalhista ( PDT )de Barreiras que mesmo em tão pouco tempo, conseguiu se articular bem e hoje tem uma bancada de três vereadores de mandato, além de esta com a base sólida e firme trabalhando para manter surpreender no processo eleitoral .O PDT de Barreiras através de seu presidente , o jornalista e articulador político Luiz Pedro Jr,     que vem fazendo um trabalho construtivo em prol da pré candidatura de Otoniel e isso tem incomodado a oposição que vira e mexe posta fotos e até veiculando matérias infundadas, inverídicas sobre uma possível reviravolta do comando do partido. " Fomos convidados pela direção estadual do PDT, pare fazer um trabalho de reestruturação na região do partido, meu pai tem uma relação de amizade com José Carlos Araújo, que é o vice presidente do partido, um homem respeitado e que vem fazendo um grande trabalho para que o PDT seja protagonista e mantenha seu espaço e sua importância política na Bahia e no Brasil. Nós já estamos entrando com as devidas providencias legais cabíveis contra  essas fake news e sobre qualquer tipo de armação, pois o PDT de Barreiras veio pra ficar terá seu espaço participativo com nosso futuro prefeito Otoniel Teixeira, se estamos incomodando, quem for pato que achate o bico, porque é só o começo, os irresponsáveis que estão propagando essas notícias falsas responderão na justiça" afirmou Luiz Pedro Jr   

terça-feira, 28 de maio de 2024

Líder do Governo organiza almoço para evitar surpresas na votação de empréstimo de R$ 2 bilhões

 


O deputado Rosemberg Pinto (PT) ,líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), , organizou um almoço antes da votação  com os líderes partidários da base.

A ideia é fazer os ajustes e evitar surpresas desagradáveis, como a falta de quórum no dia em que o Executivo quer ver aprovadas quatros matérias de sua autoria, entre elas um empréstimo de R$ 2 bilhões e a proposta de reajuste de 4% para os servidores públicos estaduais.

 Rosemberg está sob a mira de fogo amigo e encontra dificuldade em conseguir o quórum mínimo de votação (32 deputados), como se viu na semana passada, quando ele mesmo, percebendo que não teria número, manobrou para encerrar a sessão.

 O presidente da Assembleia Legislativas da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), admitiu que há um ambiente de descontentamento e um clima de obstrução.  A bancada do PSD aparou arestas com o governo e fechou questão para garantir quórum e votar favoravelmente aos projetos do Executivo que estão na pauta de votação desta terça-feira.

Congresso derruba veto de Lula e mantém restrições à 'saidinha' de presos


 O Congresso Nacional derrubou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que trata da saída temporária de presos, a “saidinha”. Quando vetou, Lula queria abrir brecha para permitir permissão de visita de presos à família. Mas com a derrubada do veto, esse benefício fica impedido. Foi mantido apenas o direito de condenados deixarem a prisão para fazer cursos profissionalizantes ou de ensinos médio e superior.

Por 314 votos pela queda, 126 pela manutenção e duas abstenções, deputados preferiram retomar o texto original aprovado na Casa. No Senado, 51 acompanharam a posição da Câmara, 11 votaram em favor da “saidinha” e um senador se absteve.

A lei também prevê a exigência de exames criminológicos para a progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto. O exame avalia “autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade”.



Antes da aprovação do projeto de lei, em março, a autorização era dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As “saidinhas” ocorriam até cinco vezes por ano e não podiam ultrapassar o período de sete dias.

Há duas semanas o governo mobilizou uma força-tarefa para garantir a manutenção o veto presidencial. Participaram deste grupo ministros, como Ricardo Lewandowski (Justiça), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Silvio Almeida (Direitos Humanos) e líderes do governo no Congresso Nacional.

Eles procuraram deputados do Centrão e bancadas influentes, como a Frente Parlamentar Evangélica, para convencer pela manutenção, mas a tentativa foi malsucedida. “Esse é o veto mais fácil de ser votado hoje para ser derrubado. O governo Lula cometeu um grande erro ao vetar um projeto de lei que aprimora essa segurança pública”, disse o senador Sérgio Moro (União-PR).

A preservação da “saidinha” em feriados era tida para o PT como uma “questão de honra” e como uma “pauta cara” para Lula, como disse o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) a outros líderes da Casa.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Acm Neto afirma que Jerônimo insiste em um modelo falido na regulação do estado

 


O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, criticou o sistema de saúde pública do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ao destacar um “cenário alarmante” de mortes na fila da regulação, principalmente em Feira de Santana, no centro norte baiano. No atual governo, 374 pessoas morreram aguardando atendimento médico na cidade.

Neto destacou o caso de uma senhora de 67 anos, em Ipirá, que esperou sete dias por um internamento e não foi regulada a tempo. “Esse é o drama vivido por diversas famílias do nosso Estado”, lamentou.

O ex-prefeito de Salvador apontou para a precariedade das regiões sem hospitais regionais, denominando-as de “buracos assistenciais”, onde os pacientes enfrentam longas esperas para conseguir internamento e muitos acabam não recebendo atendimento, principalmente no interior. Ele também lembrou a promessa feita por Jerônimo Rodrigues em 2022 de zerar a fila da regulação, o que não se concretizou.

“O problema só se aprofundou ao longo de 18 anos de governos do PT. Insistem nesse modelo que tem dado errado. Regulação falida”, criticou o vice-presidente do União Brasil. Ele questionou até quando o Estado continuará com um modelo de regulação “ineficaz”, ao salientar que há bons exemplos de estados onde a fila anda e o atendimento é eficaz, “graças à qualificação do pessoal”. “Temos bons exemplos de estados onde a fila anda. Até quando vamos ter um modelo de regulação que não funciona?”, questionou.

Dep. Antonio Henrique Jr se reúne com diretor da ADAB

 


O dep. Antonio Henrique Jr se reuniu com Paulo Sérgio, diretor da ADAB. Na pauta a implementação do novo SUSAF, sistema que vai garantir a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal dos agricultores familiares, artesanais e de pequeno porte. O deputado  também cobrou celeridade na conclusão do frigorífico de peixes em Barreiras. Uma obra importante que vai gerar novas oportunidades, fortalecendo a  cadeia produtiva e fomentando a economia local.

ITAJUÍPE: Léo da Capoeira lidera de forma consolidada nas pesquisas


O grupo  que apoia o prefeito Léo da Capoeira se entusiasmou com a mais recente pesquisa realizada com o objetivo de avaliar o cenário político e administrativo do município de Itajuípe.

De acordo com os dados coletados, o prefeito Léo da Capoeira (Avante), está na liderança com 67,89% das intenções de voto no cenário estimulado, seguido por Si Dantas (Rep) com 16,59% e de Lusiene (PSD), com 15,52%.

No cenário espontâneo, Léo alcança 52,50% das intenções de voto, seguido por Si Dantas e Lusiene, ambas com 10,83%.

Esta pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-05718/2024.






terça-feira, 21 de maio de 2024

Dep. Antonio Henrique Jr participa de inauguração da praça em São Félix

 


O dep. Antonio Henrique Jr participou da inauguração da nova praça José Emílio Borges na comunidade de Mozondó, em São Félix do Coribe. Também participaram da solenidade o prefeito Chepa Ribeiro, o deputado federal Charles Fernandes, além de vereadores e diversas lideranças das localidades "A praça é um nova opção de entretenimento que proporciona um ambiente mais  organizado e adequado à prática de esportes, e lazer". afirmou o deputado. Esse novo equipamento oferece um espaço seguro e agradável para atividades esportivas e recreativas, possibilitando mais qualidade de vida da população

sábado, 18 de maio de 2024

Barreiras terá renovação na bancada feminina na Câmara


 A atual câmara de vereadores de Barreiras tem seis vereadoras que representam bem essa parte significativa do eleitorado que são inclusive a maioria, as mulheres. Quem acompanha os bastidores, o engajamento e a atuação de cada uma dessas edis, sabe que a maioria deve se reeleger. Das atuais 6 vereadoras, possivelmente 4 se reelegerão. Das duas vereadoras que não vão se reeleger um nome certo que não vai conseguir nem sequer repetir a votação da eleição passada é o da vereadora Ivete Ricardi, seu mandato ficou muito a desejar. Podemos ter boas surpresas com novas candidaturas de mulheres que estão trabalhando firme e se articularam muito bem, é o caso da pré candidata Profª Zilmar que conseguiu apoios importantes e está bem estruturada no PDT brigando por uma das vagas. Uma grata surpresa dessa pré campanha é a pré candidatura da Profª Vera, que tem uma aceitação muito grande e vem crescendo a cada dia sendo uma opção viável, capacitada e coerente para ocupar uma cadeira no legislativo de Barreiras. Outro nome que precisa ser olhado com atenção é da pré candidata Irmã Iris, além de ter um ótimo currículo, no meio evangélico ela é muito querida com os servidores municipais. Nota- se que tem uma grande aceitação também. Um nome que vem com muita força é o de Dicíola, o grupo de Zito sabe da lealdade que ela teve e o seu legado a frente da sec. de assistência social. Outro nome de destaque é da pré candidata Aldeci, que reuniu bons apoiadores e também pode surpreender, além da advogada Dra Tamires ,Andréia da saúde, e Mirele digital influencer. Tudo indica que Delma Pedra também ocupará uma cadeira no legislativo pelo trabalho social que ela vem fazendo e poderemos ter o retorno da Profª Nilza do PT. O fato é que as mulheres estão bem representadas nas coligações e que continuarão exercendo um papel fundamental como opção para a maioria do eleitorado feminino que precisa ter voz e vez no legislativo barreirense. Essa análise é do nosso analista político, o radialista e jornalista Luiz Pedro Jr que atua a vários anos nessa área, sendo correspondente em algumas cidades da Bahia de alguns sites, rádios e canais é faz especialização em ciências políticas.

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Deputado defende que Assembleia da Bahia destine R$ 6,3 milhões em emendas para o RS


 O deputado Júnior Nascimento (União) enviou um ofício ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes (PSD), sugerindo que a Casa destine R$ 100 mil das emendas individuais de cada parlamentar para ajudar as vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Cada um dos 63 deputados têm direito a cerca de R$ 2,3 milhões em emendas anuais, de modo que trata-se de uma parcela relativamente pequena diante do montante. Caso a proposta seja acatada, o que depende também da disposição dos parlamentares, os gaúchos podem receber R$ 6,3 milhões da Assembleia baiana.

Adolfo Menezes já defendeu que cada um dos deputados doe R$ 3 mil do próprio bolso para ajudar as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. A arrecadação deve ser feita mediante desconto em contracheque. Além disso, a Assembleia está arrecadando água mineral para enviar aos gaúchos.

Em recente pesquisa Otoniel é o pré candidato que mais cresceu e que tem a menor rejeição


 Após a repercussão positiva do lançamento de sua pré candidatura a prefeito de Barreiras, com o apoio total de Zito Barbosa, Otoniel segue trabalhando, visitando muitas pessoas nas comunidades, dando continuidade nas ações em prol dos Barreirenses. Segundo pesquisa quali recente, Otoniel é o pré candidato com aceitação ampla em todos os públicos, além de ser o nome preferido na zona rural e no geral tem o menor índice de rejeição entre os demais pré candidatos e sua aprovação é a que mais vem crescendo entre os postulantes ao cargo de prefeito da cidade. Estão sendo feitas reuniões com todos os pré candidatos, a cada encontro, de forma calorosa, as pessoas tem a oportunidade de confirmar seu apoio, essas manifestações tem surtido efeito, tornando Otoniel o pré candidato que mais cresceu no último mês.  Muito mais está  por vir para que Barreiras siga avançando e se desenvolvendo cada dia mais

PREFEITO ZITO ANUNCIA A PROGRAMAÇÃO PARA CELEBRAR OS 133 ANOS DE BARREIRAS


O prefeito Zito Barbosa e seu secretariado apresentaram as atrações para o aniversário da cidade e também para o São Joao. Foi um momento de emoção a flor da pele ,  as crianças da rede municipal  fizeram uma linda homenagem a Zito, que ficou visivelmente emocionado

O momento mais esperado foi o anúncio das atrações do dia da cidade e do São João além de mais anúncios de diversas obras que o prefeito vai inaugurar ou dar Ordem de Serviço  durante as comemorações dos 133 anos  da cidade.

Projeto Morar legal contempla mais de 8 mil famílias em Barreiras

 


bairro de Santa Luzia, em Barreiras, foi palco de uma cerimônia significativa, onde 773 moradores receberam as matrículas dos seus imóveis, agora regularizados pelo Projeto Morar Legal. O evento, marcado pela emoção e gratidão, representa um marco importante para a comunidade local e para a política de habitação da cidade.

 Projeto Morar Legal, Entregando matrículas

O Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI), em parceria com o Núcleo de Regularização do Tribunal de Justiça da Bahia (NUREF) e o Cartório de Registros de Imóveis do 1º Ofício, conduziu a entrega. Esse processo legaliza a posse dos imóveis e aumenta significativamente o valor venal das propriedades

A presença de figuras importantes, como o prefeito Zito Barbosa, o juiz Maurício Barra, e representantes do NRI e do NUREF, destacou a importância do evento. Túlio Viana, presidente do NRI, ressaltou: “Hoje estamos retornando a este importante bairro, completando a regularização do Santa Luzia 1. Com mais essa entrega alcançamos a marca de mais de oito mil imóveis regularizados, o que coloca Barreiras em primeiro lugar na Bahia em regularização de imóveis”.



ACM Neto trabalha pela união das forças de Oposição na Bahia


O ex prefeito de Sallvador, 
ACM Neto, conversou com um grupo de investidores nesta semana em São Paulo e foi taxativo ao avaliar que a única forma para centro-direita e direita vencerem as eleições presidenciais de 2026 é ter unidade na candidatura.

ACM Neto avalia que a polarização vai continuar entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguém que representará a ala política com aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral pela inelegibilidade de Bolsonaro, abre-se espaço para a construção de um novo nome e de um novo projeto. 

O vice-presidente do União Brasil evita defender explicitamente a pré-candidatura presidencial do correligionário governador de Goiás, Ronaldo Caiado. “Temos alguns nomes. A maioria são governadores de Estado. Dentro do União tem Ronaldo Caiado, o mais bem avaliado do País, com uma base muito interessante em segurança e educação. Mas existem outros nomes fortes: Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ratinho Júnior (PR)”.

O próprio União Brasil terá de decidir seu rumo político nos próximos dois anos. Atualmente, ocupa ministérios no governo Lula, mas tem pré-candidato presidencial de oposição.

GOVERNO FEDERAL ACEITA ACORDO PARA DESONERAR FOLHA DOS MUNICÍPIOS

 


O Congresso Nacional e o Governo Federal atenderam ao pleito dos prefeitos pela manutenção da desoneração da folha das prefeituras. A decisão que beneficia 404 municípios no estado com economia de R$1,1 bilhão ao ano. 

A uma semana da marcha organizada por prefeitos em Brasília, que reúne mais de 5 mil participantes na capital federal, o Palácio do Planalto decidiu ceder ao pedido dos gestores, após judicializar a redução da contribuição previdenciária de 20% para 8%, como aprovou o Congresso Nacional. O embate teve duras respostas do movimento municipalista e dos parlamentares que em ampla maioria apoiaram a medida. 

A expectativa é por uma decisão que suspenda os efeitos da reoneração. Distante a coletiva do anúncio, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reforçou que a intenção é manter a desoneração no ano de 2024 e discutir a reoneração gradual a partir de 2025. 

Dep. Antonio Henrique Jr participa de audiência com chefe de gabinete do Gov. Jerônimo

 


O deputado Antonio Henrique Jr marcou presença numa audiência de suma importância com Adolpho Loyola, chefe de gabinete do Governador Jerônimo Rodrigues O encontro contou com presenças de personalidades políticas importantes do cenário baiano. O deputado Niltinho apontou questões cruciais sobre o mapa eleitoral da Bahia e sobre a liberação das emendas parlamentares, visando dar amplitude nas bases eleitorais alocando de forma eficiente os recursos e investimentos necessários para o bem estar de toda população do estado da Bahia

quinta-feira, 2 de maio de 2024

PREFEITURA DE ITAJUÍPE ABRE EDITAL PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA RATEIO DO FUNDEF

 


A Prefeitura Municipal de Itajuípe divulgou no dia 1º de Maio, a abertura do edital para a entrega de documentos relacionados ao rateio do FUNDEF. O antigo Fundo  de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério teve repasses a menor ao longo dos anos, sendo determinado judicialmente a complementação destes valores aos profissionais do magistério abrangidos pelas condições do rateio.

Agindo em conformidade com a Lei n° 14.113/20, alterada pela Lei n° 14.325/2022, e a Lei Municipal n° 1.116/2024, a Comissão, composta por representantes da APLB, do Conselho Municipal de Educação, da Procuradoria Jurídica da prefeitura,  da Diretória de Recursos Humanos e professores, iniciou os trabalhos para organizar o recebimento dos documentos a serem entregues pelos beneficiários dos valores incontroversos do Precatórios do FUNDEF.

Para o Prefeito Léo da Capoeira, “Estamos empenhados em garantir que todos os profissionais que tenham direito sejam devidamente reconhecidos e recompensados pelo seu trabalho, recebendo de forma justa aquilo que lhes é devido pela sua dedicação à nossa educação municipal “, declarou.

Período de Abrangência:

O edital aberto pela Prefeitura de Itajuípe contempla os profissionais da educação que foram penalizados durante os repasses a menor.

Terão direito a receber os valores os profissionais do magistério da educação básica que estavam no cargo, com vínculo estatutário, celetista ou temporário, durante o período entre janeiro de 1998 e dezembro de 2006.

Os interessados devem se atentar aos prazos estabelecidos no edital para a habilitação, com período de entrega de documentos entre os dias 02 e 31 de maio. A documentação deverá ser entregue no Salão da Loja Maçônica Acácia do Sul. As demais fases do processo  estão disponíveis no Diário Oficial do Município, no site  www.itajuipe.ba.gov.br.

Dep. Antonio Henrique Jr e Gov. Jerônimo entregam vans escolares para 54 municípios da Bahia

 






O dep. estadual Antonio Henrique Júnior (PP) participou em Salvador, de uma importante cerimônia acompanhando o governador Jerônimo Rodrigues e à secretária de Educação do município de Barra, Vanúsia Dourado. Durante o evento, foram entregues 45 vans escolares que reforçarão o transporte escolar e beneficiando vários estudantes  da zona rural de 54 cidades da Bahia 
O deputado enalteceu a importância dessa iniciativa para a educação no estado: 
 “Gostaria de agradecer o empenho do nosso governador Jerônimo Rodrigues em fortalecer o transporte escolar dos municípios. Isso garante que os estudantes não percam momentos de aprendizado na sala de aula e ampliem seu aprendizado" comentou o deputado



Dep Leandro de Jesus denunciou que o governo do Estado não cumpriu com entrega de materiais agrícolas e ônibus

 


Após a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) declararem que estariam entregando as máquinas e equipamentos agrícolas que se encontram no pátio da antiga Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no bairro de Itapuã, em Salvador, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), em nova visita ao local, constatou que o prometido pelos órgãos do Governo do Estado não foi cumprido.

O parlamentar, que no mês de março denunciou a situação, disse que os equipamentos foram realocados no pátio, sendo tirado da vista de populares e encostados atrás de um galpão na localidade.

“Fomos informados que os equipamentos iam ser entregues no mês de de abril, mas eles continuam aqui. Apenas realocaram os mesmos. O descaso continua. Dinheiro público sendo jogado no lixo, pois muitos desses equipamentos continuam deteriorando com o tempo”, disse Leandro.

O deputado ainda salientou que os ônibus escolares entregues pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que não foram entregues até a data de hoje, continuam lá nas mesmas condições.

“O que fizeram para melhorar a situação foi capinar o mato que estava tomando conta dos veículos. Mas eles continuam lá parados. Enquanto isso nossas crianças seguem utilizando transporte escolar de péssima qualidade, como em Ipirá, onde uma menina de cinco anos acabou morrendo após cair de um carro de mais de 40 anos de uso que fazia o transporte”, completou.

Leandro de Jesus salientou que, como foi da primeira vez, acionara o Ministério Público (MP-BA) sobre a situação.